WeCreativez WhatsApp Support
Olá, estou disponível para tirar suas dúvida aqui, diretamente pelo WhatsApp!
Em que posso ajudar?

O que você está procurando?

Basta digitar sua palavra-chave e nós ajudaremos você a encontrar o que precisa.

(47) 3455-1933

Rua Leite Ribeiro, 218 - Anita Garibaldi, Joinville.

  • Nenhum produto no carrinho.

O surgimento de uma receita: o chocolate!

Costumamos pensar no chocolate como um alimento, uma matéria-prima para bombons, trufas, ovos de Páscoa, entre outras receitas. Mas o que é chocolate? Se pararmos para pensar, ele próprio é uma receita: massa e manteiga de cacau, leite e açúcar em diversas quantidades. Ao longo da sua história, essa receita já teve muitas alterações nos seus ingredientes e nas proporções entre eles, com base nos gostos e na tecnologia de cada época.

A primeira receita
Os primeiros relatos de consumo de chocolate são dos povos pré-colombianos. A receita inicial de chocolate era, na verdade, uma bebida, considerada sagrada e consumida apenas pelos altos sacerdotes: eles retiravam as sementes do fruto, fermentavam-nas, partiam e preparavam uma bebida amarga e energética, adicionando água e pimentas.

Influência europeia
Os europeus conheceram a “semente milagrosa” durante o descobrimento das Américas e logo mexeram novamente na receita, adaptando-a de acordo com o paladar do período. A bebida amarga e apimentada foi transformada em uma bebida doce, com o acréscimo de açúcar e leite.

O formato “sólido”, com o chocolate transformado em barras, só surgiu em 1849, durante a Revolução Industrial, com o inglês Joseph Fry. Uma nova receita foi criada, mexendo nas proporções de manteiga, sólidos de cacau, açúcar e leite em pó (uma inovação tecnológica daqueles tempos). A bebida foi transformada em tabletes, bombons e hoje o chocolate está presente em toda a doçaria moderna.

Nos dias de hoje
O chocolate ganhou diferente receitas: branco, meio amargo, ao leite, blend etc. Cada um desses sabores usa diferentes proporções dos ingredientes de base (massa e manteiga de cacau, leite e açúcar ). O branco não tem massa de cacau, apenas a manteiga, leite e açúcar. Por isso, ele é mais doce e branco. No meio amargo a situação é oposta: o leite não faz parte da composição (embora possa haver traços desse ingrediente por causa do compartilhamento de maquinário na produção). Por isso, ele possui uma cor mais escura e um sabor mais forte de cacau. Já o ao leite e o blend são sabores que estão no meio do caminho: possuem os quatro ingredientes de base, mas em diferentes proporções. No primeiro, a quantidade de leite é maior, por isso seu sabor mais adocicado e próximo do paladar brasileiro. Por sua vez, o blend tem mais massa de cacau e uma intensidade de sabor intermediária entre o ao leite e o meio amargo.
Hoje, essas são as receitas principais de chocolate. Qual é a sua preferida?!

Fonte: https://harald.com.br/blog/o-surgimento-de-uma-receita-o-chocolate/